domingo, 21 de setembro de 2008

CMVM analisa medidas para limitar 'short-selling'


A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está a analisar a necessidade de vir a adoptar medidas extraordinárias nas operações de 'short-selling' efectuadas em Portugal.
Uma fonte oficial da entidade reguladora dos mercados adiantou hoje à Reuters que esta análise está a ser realizada "no âmbito do Colégio de Reguladores da Euronext e do Committee of European Securities Regulators (CESR)".
"A CMVM está a analisar a oportunidade e a necessidade de tomar medidas extraordinárias relativas às operações de 'short-selling', para além da monitorização que já vem fazendo sobre as posições curtas assumidas pelos intermediários financeiros", acrescentou a mesma fonte.
A autoridade de supervisão defende que, "independentemente de quaisquer outras medidas, a obrigatoriedade de reporte transparente dessas operações aos supervisores assume particular importância nesta conjuntura".
Também esta semana, a entidade reguladora britânica Financial Services Authority (FSA) e a norte-americana Securities and Exchange Commission (SEC) proibiram temporariamente as operações de venda a descoberto de determinadas acções, para proteger os investidores e os mercados no actual cenário de crise financeira.
Esta medida de emergência da SEC irá vigorar até ao próximo dia 2 de Outubro, prazo esse que poderá ser prolongado por mais 10 dias, enquanto que a proibição imposta pela FSA irá permanecer durante quatro meses.
Imprimir artigo Enviar artigo

Comentários :

F. Noronha Leal (noronha.leal@gmail.com)
Muito "ponderam" eles... É o Sr. Ministro da Economia a ponderar fazer agora aquilo que dizia ir fazer quando alargou o âmbito de actuação da ERSEléctricos para ERSEnergéticos e agora...o Sr. Presidente da CMVM a ponderar fazer aquilo que outros (USA, Reino Unido) reconhecem que já deviam ter feito há muito tempo (vá lá, fizeram agora!) Um pedido, ponderem menos e actuem mais, por favor!

mrrm
a uptick rule, tanto na cotação anterior como na média do dia, funcionou maravilhosamente durante décadas, até 7 de Julho de 2007, data em que foi suspensa. É curioso verificar o que sucedeu desde essa data. Há quem diga que o short-selling virou amok, uma expressão trazida pelos portugueses dos daiacos do Bornéu. digna da globalização. MMartins-Sintra

Joaquim Sartorio
Então que é feito do mercado livre? Agora as posições curtas é coisa má? Então os especuladores já não fornecem liquidez ao mercado? Agora são vilões? Como é que se faz a cobertura (hedging) das posições longas em índices, por exemplo,se não deixarem fazer vendas a descoberto? Palhaçada é o que isto é.

pedro miguel
Acho mto bem. Pena vir 10 anos atrasado. Caro Joaquim, na impossibilidade hedging, fecha-se parte da posição longa. é a unica solução para desalavancar o mercado e evitar a falencia do sistema. Há anos q se previa a ruptura sistemica na seuqencia da alavancagem excessiva motivada pelos derivados.

Sem comentários: